quarta-feira, 7 de março de 2012

Tutorial Mini Tititi

Olá meninas, meu cantinho anda bastante abandonado então separei o passo a passo do mini Tititi, quem perdeu tem a chance de fazer, espero que vcs gostem eu sou apaixonada por ele!!!

Materiais
tecido: 2 pedaços de 32cm por 32cm
2 pedacinhos de 8X 15 cm, mais retalhos para fuxicos e alguns detalhes.
4-Folhas de papel A4 180 Gr
agulha e linha na cor da renda que vc escolheu.
Fotos as minhas eu revelei no tamanho 13x18, mas pode ser de 10X15, cabe até 18 fotos eu usei 14. Vc pode deixar sem fotos e colocar depois.
3- Cds de descarte, 2 vamos usar no projeto 1 será como gabarito!
renda 1 metro e sobra, veja a foto do modelinho que usei por conta do acabamento.
Carimbeira que combine com o tecido.
Perolas grandes 7 e pequenas 6.
Cordão encerrado 50 cm
Cola, pincel ou buchinha.
Fitas, rendinhas e enfeites diversos para decoração.

Passo 1-

Pegue o tecido que mede 32X32 cm e vamos fazer marcações veja nas imagens a seguir:
Com um lápis faça o circulo usando o cd como gabarito.

 

 

Passo 2-

Agora faça no cd uma flecha e vai marcando como na imagem veja que a ponta baixa da flecha pega na marcação circulo feito anteriormente.

veja:


Termine de fechar o circulo com o lápis vai ficar assim:

Faça 2 círculos iguais e recorte com 0,3 da marca, espaço para fazer a costura.

Passo 2- Costura
Agora pegue linha e agulha e vamos fazer a costura na volta do circulo como um fuxico grande veja:

Quando for finalizar coloque o Cd dentro e feche veja:

Eu terminei de costurar e prendi as perolas já costuradas junto, mas se vc preferir COLAR as perolas só finalize arrematando bem.

Passo 3-

Passo 3- costurar a renda (não sei o nome)
Pegue a renda e vai costurando bem na pontinha na parte superior como na imagem:

Veja como vai ficar:
Na hora que elas se encontram corte a renda de uns pontinhos e arremate.

Faça isso nas duas capinha do mini!

Passo 4- vamos as tirinhas (Laço)
Pegue o tecido que mede 8X 15, dobre ao meio com o lado do avesso virado para vc, ele vai ficar com 4X 15 e marque ele como na imagem usando um lápis:

Na marcação faça a costura quem tiver maquina fica melhor costurar nela, eu fiz a costura à mão mesmo, depois recorte as sobras.
Veja:

Agora temos que desvirar, eu usei uma pinça grande prendi a pontinha e puxei.

Veja:

Agora vc pode colar as tiras nas capinhas veja:

Faça o mesmo com a outra lateral veja que os dois devem ficar exatamente na mesma direção depois eles vão ser usados para fechar o mini formando um laço.
Um em cada capinha:

Agora vamos montar as páginas!

Passo 5- paginas
Pegue as folhas de A4 e marque assim:

Faça 9 círculos usando 3 folhas e recorte.
Agora se vc for colocar as fotos já, pode recortar elas também sempre usando o cd como gabarito veja:

Eu recortei todas as fotos e fui colando nos círculos veja:

Depois de colar eu dei uma leve lixadinha para dar acabamento:

Fazer em todos os círculos e fotos e reservar

Passo 6-
Vamos fazer colagem do tecido no papel pegue um pedaço de papel e cole sobre ele o tecido, vc pode usar retalhos de tecido que sobrou e retalhos de papel com a ajuda de um pincel ou buchinha o tecido tem que ficar bem colado pois vamos recortar depois, espere secar.

Depois de seco pegue uma moeda ou qualquer outro circulo para servir de gabarito na marcação veja o meu circulo tem mais ou menos 3 cm eu usei uma moeda antiga, fazer 10 círculos.

Vai ficar assim:

Para dar um acabamento eu dei uma leve queimadinha nas rebarbas e passei carimbeira veja:

Os círculos devem ser dobrados ao meio vão servir para prender as fotos!
Passo 7- Encadernação
Pegue o mini circulo e cole na primeira foto somente um dos lados o outro vai ficar sem colar veja:

Nas demais fotos, cole dos dois lados até o final que também vai ficar sem colar a ultima abinha:
Observe como vc deve colar sempre deixando esse cantinho como na imagem:

Atenção na hora de colar os mini círculos, procure sempre verificar se as fotos estão alinhadas, uma sobre a outra, as colagens vão ser sempre na parte em branco do papel:

Ir colando até terminar deixando o ultima abinha livre sem colar:

Veja como vai ficar:

Eu montei uma tirinha de mais ou menos 1,0 cm para dar um acabamento veja, mas vai funcionar como enfeite não é necessário fazer, vc também pode substituir por uma fita ou outro enfeite qualquer.

Ela foi colada apenas nas abas soltas.
Passo 8- colar as capinhas olhe a imagem e veja como colar:
Exatamente onde está marcado, antes centralize bem para tudo ficar encaixado, observe que deve ficar na mesma reta das tirinhas que colamos anteriormente:

Cole as duas capinhas frente e verso e use um prendedor grande para segurar até secar!
Passo 9- decoração
Na frente do mini como enfeite, lacei uma renda nas perolas e prendi uma chavinha veja:

Também na frente do mini eu colei uma etiqueta que imprimi.
Usando a técnica de impressão no tecido.
Veja:

Colei no centro veja:

Passo 10-
Colocar o fio encerrado
Eu fui passando o fio encerrado na tirinha para dar um acabamento e no final eu prendi uma tag com um mini fuxico:


Passo 11- decoração detalhes
Veja como vai ficar as tiras dei apenas uma laçada!

Na parte interna da capinha eu fiz 3 fuxicos e colei para dar um acabamento veja:

Agora decoração interna!











Capa de trás do mini:
Observe que costurei a renda para dentro, como não gostei deixei para ser o fundo do mini, para ficar mais bonito costure a renda para fora.

Ele prontinho:

Ao vivo ele fica muito fofo, folear ele é apaixonante!!!

Um grande abraço!


Beth

7 comentários:

  1. Que delicadeza seu album Beth.
    Adorei o detalhe da lombada.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Beth! Querida! Que mini é esse??? Coisa mais maravilhosa. Obrigada pelo carinho em meu blog. Beijinhos e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. oi Beth, ainda estou de boca aberta com esse mini! Menina do céu que criatividade, nunca vi algo parecido. Obrigada por compartilhar conosco.
    Bjs, Jô

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Adorei! Parabéns pela criatividade!

    Bjuss

    www.mundo-de-jozi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Menina que coisa linda que PAP explicadinho adorei até coloquei o link deste PAP no meu Pinterest, vou fazer com certeza.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho, assim que possível farei uma visita!
Volte sempre! Bjs